quarta-feira, 1 de junho de 2011

Contrariado

Artigo publicado na Edição de Junho/2011, Revista Expansão.


Na sua infância, ao desenhar as primeiras vogais, Heinz percebeu que era diferente da maioria de seus colegas. Mesmo escrevendo com a mão esquerda, pois era naturalmente canhoto, foi orientado pelo seu professor a desenvolver a escrita com a mão direita. O rigor da época fez com ele obedece-se o seu “mestre” à risca. E, por mais estranho que pareça, seu Heinz escreve até hoje com a mão direita, mesmo sendo canhoto.

Quando ele conta esta história, costuma dizer que viveu toda sua vida “contrariado”, pois o que ele queria mesmo era escrever com a mão esquerda. Hoje, ele recomenda que se alguém se sente contrariado com algo, deve ter coragem para tomar a decisão necessária e ir em busca do que quer. Por exemplo, se você está trabalhando numa atividade que não lhe dá prazer ou na qual você não é feliz, deve buscar aquilo que verdadeiramente lhe faz feliz.

O grande líder da administração Peter Drucker costumava fazer aos seus colaboradores a seguinte pergunta: “Você está feliz trabalhando aqui?” Se a pessoa demorasse em responder ou tentasse explicar a resposta, era porque na realidade aquele colaborador não estava verdadeiramente feliz.

Esta história me lembra quando certa vez perguntei a um amigo se já havia se casado. Ele me respondeu: “olha só, deixa eu te explicar...”. Tive certeza que a decisão estava distante. Quando estamos verdadeiramente felizes respondemos à pergunta de Drucker com um “sim” imediatamente.

Faça então a experiência. Feche os olhos e afirme: “Sou feliz fazendo o que estou fazendo?”. Se aquela voz que está dentro de você responder que “não”, que você não é feliz fazendo o que está fazendo atualmente, ou algum tipo de dúvida surgir, pode ser um sinal de que algo precisa mudar na sua vida, ou você estará contrariando sua vontade.

Siga o conselho de seu Heinz e vá em busca da felicidade, só assim terá uma vida CADA VEZ MELHOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário