sexta-feira, 1 de julho de 2011

Borrão de Tinta

Artigo publicado na Edição de Julho/2011, Revista Expansão.

Bruna sempre foi o tipo de aluna aplicada e exigente, que não se conformava com uma nota menor do que a máxima. Mara, sua mãe, orgulhava-se do esmero de sua filha. Ao mesmo tempo em que ficava preocupada com a obsessão da filha por excessos de detalhes.

Já na faculdade de arquitetura, era comum ver Bruna fazendo e refazendo seus projetos até a perfeição.
Filha, você já não havia aprontado esse projeto? – Perguntava-lhe sua mãe.
Não, joguei esse trabalho no lixo, pois há um detalhe que não ficou como eu queria. Eu quero que fique “perfeito”.
Mara ouvia com freqüência este tipo de resposta de sua filha.

Uma noite, enquanto as duas caminhavam pelo centro de uma praia gaúcha, avistaram em plena calçada um artista pintando paisagens em azulejos. Ele estava reproduzindo uma paisagem de verão, justamente de uma praia ensolarada.

De repente, por um descuido, o artista deixou cair acidentalmente um pingo de tinta preta bem no meio da paisagem. A platéia que assistia com curiosidade lamentou imediatamente o estrago. Mas, como se nada tivesse acontecido, o artista pegou o pincel e transformou aquele pingo de tinta num lindo coqueiro.  Agora havia um lindo coqueiro naquela paisagem. O erro se transformou num acerto como que por um passe de mágica. O artista olhou para platéia e disse com naturalidade: “Era para ser assim”.

Quantas vezes ficamos nos lamentando porque as coisas não acontecem “exatamente” como queremos? Quantas vezes deixamos de fazer coisas em nossa vida ou paramos no meio do caminho porque tudo não está “perfeitamente” como planejamos?

Por isso recomendo que desenvolva a “flexibilidade” e adapte-se com rapidez às situações que nos acontecem. Não espere pela hora certa e nem queira que tudo esteja perfeito para fazer algo. Faça já!

Tudo está em seu lugar, a hora certa é AGORA e a pessoa certa é VOCÊ. Seja flexível para ajustar o seu diário de bordo e você terá uma vida CADA VEZ MELHOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário