domingo, 1 de abril de 2012

Tangerina

Artigo publicado na Edição de Abril/2012, Revista Expansão.

Recentemente, meu amigo Ademir compartilhou comigo a história do Buda Siddhartha Gautama e de como podemos comer uma simples tangerina. Ele dizia que podemos viver o momento de duas formas:

Uma, prestamos total atenção a tudo aquilo que estamos fazendo. Observando como tiramos a casca, como estão dispostos os nove gomos, pensando em como a tangerina chegou até as suas mãos, de como ela nasceu de uma árvore, de uma semente, que se alimentou dos elementos terra, água e ar.

A outra forma de comer a fruta é simplesmente engolindo a tangerina, sem prestar atenção naquilo que estamos fazendo, mastigando cada gomo como se fosse qualquer outra coisa. Sem foco. Sem atenção. Sem sentido.

Quantas coisas você tem feito sem prestar a devida atenção?

Será que você tem tido momentos para degustar aquilo que está fazendo com todos os seus sentidos?

Muitos de nós estamos vivendo uma vida em ‘alta velocidade’, em que não há tempo para apreciar cada momento. É como se estivéssemos a bordo um trem bala, em que não podemos olhar a paisagem porque ela passa muito rápido por nossos olhos. Certamente é por isso que muitos tem vontade de gritar: para esse trem, que eu quero descer!

Meu convite a você é para que apenas hoje você preste mais atenção nas coisas que fará. Preste mais atenção ao dar um ‘bom dia’, ao conversar com as pessoas, ao desempenhar uma tarefa no trabalho, ao tomar uma xícara de chá, ao comer um alimento. Mastigue lentamente cada momento, com todos os sentidos do seu ser. Apenas hoje.

Tenho aprendido muito com o meu amigo e mestre Ademir. Ele é certamente um ser à frente do seu tempo. Faça como ele: apenas hoje preste mais atenção ao comer uma tangerina, use todos os seus sentidos nas coisa que faz. Garanto que você terá um dia mais rico, mais completo e mais feliz, e estará construindo uma vida cada vez melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário