sexta-feira, 1 de junho de 2012

Conflito de Gerações

Artigo publicado na Edição de Junho/2012, Revista Expansão.

‘Daniel se souber de uma pessoa comprometida para trabalhar conosco, por favor, avisa-nos. Parece que essa gurizada de hoje não quer nada com nada. O que será que está acontecendo?’

Pois eu lhes digo que tudo o que está acontecendo se resume em uma palavra: mudança. Mudança de linguagens, de opiniões, de hábitos e atitudes. Os jovens sempre foram os que mudaram o mundo e, ultimamente, eles o têm mudado muito mais.

Baby Boomers: esta geração teve início logo depois da segunda guerra mundial e recebeu este nome, pois a taxa de natalidade havia aumentado muito, em muitos países. Quando chegaram à adolescência, na década de 60, começaram a mudar o mundo. Com a ajuda da música, foram mudando velhos costumes, lutando pela liberdade, protestando em favor das minorias e contra a injustiça.

Geração X: se os Baby Boomers já tinham causado grandes mudanças, do que os seus filhos seriam capazes? Esta geração, que nasce a partir dos anos 60, era uma incógnita e, por isso foi conhecida como geração Z. Se a geração Baby Boom conquistou o território da juventude, a geração X organizou esse território. Eles se dividiram em vários grupos: roqueiros, punks, góticos, além daqueles influenciados pela cultura hip-hop das danceterias e das raves. Ou você era dessa tribo ou não era.

Geração Y: e foi nesse mundo fragmentado que surgiu a geração seguinte, os bebês que nasceram por volta da décadas de 80 e 90. Esses bebês são a ‘geração Y’ e tornaram-se jovens um pouco antes da virada do milênio. A primeira coisa que eles fizeram foi expandir o conceito da juventude, se casando ou começando a trabalhar um pouco mais tare do que antigamente. Eles são práticos, dinâmicos e fazem muitas coisas ao mesmo tempo, em escala global em tempo real. Eles remixaram todas as tribos das gerações passadas.

Assim, não importa o ano em que você nasceu, as músicas que você ouve e nem as roupas que você veste. Minha sugestão é que procure entender, aceitar e acompanhar as evoluções do mundo. Pois essa é a força que faz a vida permitir a mudança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário