segunda-feira, 9 de junho de 2014

Se Ele Deixar, Eu Uso

Artigo publicado na coluna Opinião, Jornal NH.

Era sábado à noite, quando oito casais de amigos se reuniram para disputar um campeonato de canastra, no apartamento de dona Eugênia e seu Arlindo. Claro que antes da jogatina, um delicioso churrasco estava sendo preparado pelo anfitrião. Entre uma risada e outra, Arlindo pediu para que Ramon, o mais solícito de todos, oferecesse aos demais convidados uma tábua de frios.

Quando Ramon já havia oferecido, ouviu Paulo lhe pedir – Ramon, já que estás de pé, faz um favor para nós: pega uma cerveja lá na cozinha. Pode ser? – Imediatamente, no intuito de agradar os amigos, Ramon foi até a cozinha e retirou da geladeira a cerveja mais gelada que encontrou. Colocou a garrafa na mesa e ouviu Paulo lhe pedir – Ramon, faltou um copo. Te importas de buscar mais um copo para nós? – De pronto, Ramon foi novamente até a cozinha e trouxe o copo que faltava. Quando ele estava a passos da mesa, ouviu Paulo dizer – Ramon, aproveita e me alcança o meu cigarro que esta ali, em cima do balcão. E pega também o isqueiro. Arlindo ficou espantado com aquela sequência de pedidos e reclamou – Oh Paulo, tu achas que o Ramon é o teu empregado? – Ao que respondeu – Não. Mas, se ele deixar, eu uso!

Quantas pessoas você conhece que são “usadas pelos outros”, pelo simples fato de não saber impor limites? A origem desse tipo de comportamento está no medo. São pessoas que sentem medo de não agradar, de serem criticadas, de não serem aceitas, de não serem queridas ou de qualquer outro tipo de rejeição. Por medo, preferem dizer “sim”, quando em realidade deveriam dizer “não”.

Minha recomendação é que toda vez que você tiver dificuldade de dizer não ou de impor limites, faça duas perguntas: Eu estou com medo de quê? Assim que você reconhecer o medo, faça a segunda pergunta: E se eu disser não, se impor limites, o que eu tenho a ganhar e o que tenho a perder? Você verá que há muito mais a ganhar, do que a perder.

E tomando consciência das vantagens, passará a agir com coragem. Saberá dizer não e colocará limites com a maior naturalidade. Como recompensa, você conquistará o respeito das outras pessoas, passará a gostar ainda mais de você aumentando a sua autoestima e terá uma vida Cada Vez Melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário